Nossos Centros

O Centro Educativo Miramangue

 

Constitui o primeiro centro educativo do Projeto Beira da Linha. Atendendo crianças de 7 a 13 anos, oferece no contra turno escolar um conjunto de atividades integradas de letramento, raciocínio lógico, práticas de leitura, cidadania, recreação, capoeira e hip hop e futsal. O Projeto visa à melhoria da qualidade de vida dentro do itinerário educativo contribuindo na construção de um sujeito proativo, comprometido com o outro, competente no que faz, reconhecendo seus direitos e deveres, criativo, critico e autônomo, ou seja, exercendo sua cidadania. Este processo educativo, reconhecido pela secretaria de educação do município, objetiva melhorar a qualidade do ensino público oferecido à comunidade na perspectiva de influenciar o sistema educacional de João Pessoa a adotar uma política pública municipal de educação em tempo integral.

 

Localização:

Rua José Gomes de Abreu, S/N - Alto do Mateus

(83) 3212-8149

O Centro Esportivo Chievo Brasil

 

Desenvolve atividade que objetiva a inclusão social de crianças, adolescentes e jovens com família de baixa renda por meio do esporte. A partir de uma prática pedagógica orientada, o processo de aprendizagem esportiva ocorre através da mediação esportiva em três tempos que é uma metodologia desenvolvida pelo Instituto Formação no estado do Maranhão onde prevê a utilização do esporte como ferramenta para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes desde 2003. Em 2011 foi formada uma rede para difundir a metodologia entre entidades do Nordeste, entre elas o Projeto Beira da Linha, que ingressou na articulação e foi treinada para adotar o esporte educacional como ferramenta de intervenção.

Todo o público beneficiário dos diferentes centros educativos do Projeto Beira da Linha tem acesso às atividades esportivas em caráter optativo.

 

Localização:

Rua Luiz França Pereira, S/N - Alto do Mateus

(83) 3212-8038/3212-6180

Centro de Formação Profissionalizante Diácono João Batista

 

Desenvolve atividades voltadas para educação e o trabalho, envolvendo as vertentes de Orientação Vocacional e Encaminhamento ao Mercado de Trabalho e tem como objetivo principal desenvolver um processo de formação profissional, com adolescentes, jovens do bairro Alto do Mateus a fim de viabilizar a inserção dos mesmos no mercado de trabalho. Neste centro são desenvolvidos cursos profissionalizantes, que além da parte técnica, são compostos por atividades educativas de elevação escolar, educação cidadã e informática, requisitos obrigatórios a todos os participantes inscritos em qualquer um dos cursos, como proposta de formação integral. Ainda dentro do leque de atividades inerentes a este Centro, tem-se o Programa de Aprendizagem, parceria entre o Projeto Beira da Linha e empresas e ciclos de palestras voltado à inserção no mercado de trabalho.

 

Localização:

Rua Luiz França Pereira, S/N- Alto do Mateus

(83) 3212-8038 / 98844-4431