Quem Somos

O Projeto Beira da Linha surge como fruto de um programa da Instituição Católica Italiana Pia Sociedade de Padre Nicola Mazza, a qual veio para o Brasil em 1978 se instalando na região Nordeste com a finalidade de atuar nas camadas mais carentes.

Suas atividades iniciaram na Paraíba em 1989 com o trabalho de religiosos italianos que unidos aos jovens universitários brasileiros, desenvolveram dez anos de estudos acerca da realidade social local. A partir daí, foram criadas condições para promover uma intervenção orgânica de forte impacto social, trabalhando, sobretudo, no âmbito educativo.

Os resultados levaram a criação de um projeto educacional na periferia de João pessoa, especificamente no bairro Alto do Mateus, que tomou o nome da área onde o mesmo se estabeleceu, na extremidade mais vulnerável socialmente do bairro, a margem da linha do trem. Por isso a denominação de Projeto Beira da Linha.

Há 33 anos a ONG atua na Comunidade do Alto do Mateus em João Pessoa, sobretudo no âmbito educativo, oferecendo atividades como: o letramento, jogos pedagógicos, contação de histórias e outras complementares às da educação formal, incentivo ao esporte, cursos profissionalizantes e encaminhamento do adolescente aprendiz ao mercado de trabalho, para crianças, adolescentes e jovens em vulnerabilidade social, a fim de contribuir com o processo de formação para cidadania.

Missão

Favorecer o desenvolvimento humano de crianças, adolescentes, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade social no Nordeste do Brasil, com iniciativas de promoção educacional, formação profissional, social e cidadã, caracterizadas pelo trabalho em rede, espiritualidade e educação popular. 

Visão

Ser uma referência da inserção social de crianças, adolescentes, jovens e famílias do Nordeste, em situação de vulnerabilidade social, para tornarem-se conscientes e com acesso a seus direitos de cidadania, vivenciando valores éticos, de justiça, paz e respeito.

Princípios

O Projeto Beira da Linha tem como princípios a valorização do ser humano, da Cultura e da Opção pelos Pobres. Tais princípios favorecem exercício de uma consciência crítica e a capacidade criativa, além de estimular a solidariedade, priorizando o SER sobre o TER e assim desenvolver os autênticos valores humanos.

Valores

Para se vivenciar os princípios essenciais da instituição, é necessário que façam parte de sua cultura valores que irão contribuir com a concretização da sua visão e missão:

  • Ética
  • Respeito
  • Espiritualidade
  • Incentivo à formação
  • Compromisso Social
  • Responsabilidade
  • Cooperação